February 25, 2018, Sunday, 55

Critério de Avaliação de candidatura a bolsa

Wiki dos Bolseiros

Índice

Critérios Gerais de Avaliação

O processo de avaliação das candidaturas (BPD e BD) envolve três componentes:

  • Mérito do candidato
  • Programa de trabalhos
  • Condições de acolhimento

Cada componente é avaliado numa escala de 1-5, sendo 5 a classificação mais elevada. A classificação final é obtida da média ponderada, sendo atribuído um peso de 5, 3 e 2, respectivamente, a cada componente.

Mérito do candidato

O mérito do candidato a BD é avaliado de acordo com a sua média final de licenciatura e mestrado, variando entre 1,5 valores para candidatos com média de licenciatura inferior ou igual a 13, e 4,5 valores para candidatos com média de licenciatura superior ou igual a 17 valores, ou com média de 16 valores mas com mestrado classificado como Muito Bom ou Aprovado. A isto acrescem até mais 2,5 valores caso o candidato tenha publicações científicas relevantes ou curriculum profissional de grande interesse.

Programa de trabalhos

A classificação do programa de trabalhos é efectuada sem base numa tabela pré-definida, sendo que o Guião De Avaliação se limita a definir cortes no programa de trabalhos de candidatos a BPD até 0,75 valores no caso de este se manter na mesma instituição, com o mesmo orientador e numa continuidade clara do seu programa de doutoramento.

Condições de acolhimento

Nesta componente são avaliados em igual proporção o mérito da instituição de acolhimento e do responsável pela orientação. A classificação da instituição de acolhimento é feita com base numa tabela que classifica com 5 Laboratórios Associados [1] e Unidades de I&D classificadas como Excelente.

Guião de avaliação

O Guião de Avaliação [1] define os critérios de avaliação. Os critérios têm variado ligeiramente ao longo dos anos, sendo possível aceder aos critérios do anos de 2006 [1], 2005 [1] e 2004 [1]. Uma discussão destes guiões está disponível em [1]. É possível ver uma estatística e ter uma ideia das linhas de corte para algumas áreas na Análise estatística da concessão de bolsas.

Referências